JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº. 001/2025
JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO
1. Referência | Inexigibilidade de Chamamento Público – Repasse de Recursos Públicos a Organização da Sociedade Civil. |
2. Proponente | Instituto de Interação Social |
3. CNPJ | 04.311.570/0001-53 |
4. Endereço | Rua Mil e Oitocentos, nº 4, quadra 40, Jardim Imperial, CEP: 78075-810, Cuiabá/MT |
5. Projeto Proposto | Plenamente – Promover a saúde mental e o bem-estar entre os servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. |
6. Valor | R$ 3.130.000,00 (três milhões cento e trinta mil reais) |
7. Tipo de Parceria | Termo de Fomento |
8. Fundamentação Legal Trata-se de parecer técnico de análise de proposta de formalização de Termo de Fomento com a ALMT, através de INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO apresentada pelo Instituto de Interação Social, para execução do Projeto “PlenaMente”, visando à realização de parceria de interesse público e recíproco que envolve a transferência de valores para promoção do projeto, cujo objeto é “promover a saúde mental e o bem-estar entre os servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso”, abordando, mensalmente, diferentes transtornos mentais, desenvolvendo ações específicas para cada grupo-alvo, onde cada mês será dedicado a um transtorno mental específico, com uma variedade de atividades planejadas para aumentar a conscientização, fornecer educação e formas de tratamento, e promover a saúde mental de forma abrangente. As ações incluirão palestras, cartilhas informativas, campanhas midiáticas e oficinas práticas, todas adaptadas para atender às necessidades específicas dos servidores da ALMT. Foram analisados os seguintes documentos: a) Plano de Trabalho; b) Estatuto da Associação; c) Inscrição no CNPJ; d) Ata de nomeação dos dirigentes; e) Comprovantes de regularidade fiscal; f) Atestados de capacidade técnica g) Certidões negativas h) Documentos do representante legalCom base nos itens acima e considerando a competência estabelecida na Lei 13.019/2014 ao órgão técnico para emitir o referido parecer pronunciando-se quanto ao elencado no Art. 35, inciso V, destacando o que segue: É inegável que toda parceria a ser realizada pelas instituições públicas, seja a proposta de iniciativa própria ou propostas oriundas das OSCs, sejam precedidas de chamamento público, contudo há algumas exceções previstas nesta lei, sendo elas: Recursos provenientes de emendas parlamentares, nos termos do art. 29, da Lei 13.019/2014; Dispensa de chamamento público, nos termos do art. 30, da Lei 13.019/2014; Inexigibilidade de chamamento público, nos termos do art. 31, da Lei 13.019/2014; Caso a administração pública opine pela dispensa ou a inexigibilidade do chamamento público deverá ser devidamente justificado conforme estabelecidos pelo Art. 32 da Lei 13.019/2014, “Nas hipóteses dos arts. 30 e 31 desta Lei, a ausência de realização de chamamento público será justificada pelo administrador público.” A presente inexigibilidade de chamamento público é realizada, ademais, com fundamento na Instrução Normativa Conjunta SEPLAN/SEFAZ/CGE nº 01/2021, que regulamenta a aplicação da Lei 13.019/2014 no âmbito do Estado de Mato Grosso e, em seus artigos 20 e 21, dispõe que: “Art. 20. Será considerado inexigível o chamamento público na hipótese de inviabilidade de competição entre as organizações da sociedade civil, em razão da natureza singular do objeto da parceria ou se as metas somente puderem ser atingidas por uma entidade específica, especialmente quando: I - o objeto da parceria constituir incumbência prevista em acordo, ato ou compromisso internacional, no qual sejam indicadas as instituições que utilizarão os recursos; II - a parceria decorrer de transferência para organização da sociedade civil que esteja autorizada em lei na qual seja identificada expressamente a entidade beneficiária, inclusive quando se tratar da subvenção prevista no inciso I do § 3º do art. 12 da Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, observado o disposto no art. 26 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Art. 21. Nas hipóteses dos arts. 19 e 20 desta instrução normativa, a ausência de realização de processo seletivo será justificada pelo administrador público estadual. § 1º Sob pena de nulidade do ato de formalização de parceria prevista nesta Instrução Normativa, o extrato da justificativa previsto no caput deverá ser publicado, na mesma data em que for efetivado, no sítio oficial do órgão na internet e, eventualmente, a critério do administrador público estadual, também no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso. § 2º Admite-se a impugnação à justificativa, apresentada no prazo de cinco dias a contar de sua publicação, cujo teor deve ser analisado pelo administrador público estadual responsável em até cinco dias da data do respectivo protocolo. § 3º Havendo fundamento na impugnação, será revogado o ato que declarou a dispensa ou considerou inexigível o chamamento público, e será imediatamente iniciado o procedimento para a realização do chamamento público, conforme o caso.”. O art. 31 da Lei 13.019, de 31 de julho de 2014, assim determina: “Será considerado inexigível o chamamento público na hipótese de inviabilidade de competição entre as organizações da sociedade civil, em razão da natureza singular do objeto do plano de trabalho ou quando as metas somente puderem ser atingidas por uma entidade específica.” Trata-se de solicitação formulada pelo Instituto de Interação Social solicitando a formalização de Termo de Fomento com a ALMT, através de INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO, para execução do Projeto “PlenaMente”, visando promover a saúde mental e o bem-estar entre servidores públicos da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Nos termos do Plano de Trabalho apresentado pela entidade, o objeto da parceria consiste na realização de 10 ações, incluindo palestras mensais, visando aumentar a conscientização dos servidores sobre os diferentes transtornos mentais, suas causas, sintomas e tratamentos, utilizando uma abordagem mensal focada que promove a educação contínua e a redução do estigma associado a essas condições, a saber: Mês 1: Transtorno de Ansiedade Palestra: Realização de uma palestra presencial, com duração mínima de duas horas, para servidores públicos da ALMT, que também será transmitida on-line. O evento contará com a participação de dois profissionais que abordarão o tema do transtorno de ansiedade. A palestra será gravada, editada e disponibilizada na plataforma plenamentemt com acesso por um período de um ano. Além disso, os participantes receberão materiais como pastas, canetas e blocos de anotações, e será oferecido um coffee break. Cartilha: Criação e disponibilização on-line de uma cartilha sobre sintomas, causas e tratamentos da ansiedade. Curadoria Literária: Disponibilização on-line de dois links sobre saúde mental. Oficina: Oficina on-line de arteterapia. Campanha Midiática: Desenvolvimento de vídeos e posts para redes sociais abordando a ansiedade e suas soluções. Mês 2: Depressão Palestra: Realização de uma palestra presencial, com duração mínima de duas horas, para servidores públicos da ALMT, que também será transmitida on-line. O evento contará com a participação de dois profissionais que abordarão o tema da depressão. A palestra será gravada, editada e disponibilizada na plataforma plenamentemt com acesso por um período de um ano. Além disso, os participantes receberão materiais como pastas, canetas e blocos de anotações, e será oferecido um coffee break. Cartilha: Criação e disponibilização on-line de uma cartilha sobre sintomas, causas e tratamentos da depressão. Curadoria Literária: Disponibilização on-line de dois links sobre saúde mental. Oficina: Oficina on-line de arteterapia. Campanha Midiática: Desenvolvimento de vídeos e posts para redes sociais abordando a depressão e suas soluções. Mês 3: Transtorno Bipolar Palestra: Realização de uma palestra presencial, com duração mínima de duas horas, para servidores públicos da ALMT, que também será transmitida on-line. O evento contará com a participação de dois profissionais que abordarão o tema do transtorno bipolar. A palestra será gravada, editada e disponibilizada na plataforma plenamentemt com acesso por um período de um ano. Além disso, os participantes receberão materiais como pastas, canetas e blocos de anotações, e será oferecido um coffee break. Cartilha: Criação e disponibilização on-line de uma cartilha sobre sintomas, causas e tratamentos do transtorno bipolar. Curadoria Literária: Disponibilização on-line de dois links sobre saúde mental. Oficina: Oficina on-line de exercícios para ajudar no manejo do humor e da energia. Campanha Midiática: Desenvolvimento de vídeos e posts para redes sociais abordando o transtorno bipolar e suas soluções. Mês 4: Transtornos do Espectro Autista Palestra: Realização de uma palestra presencial, com duração mínima de duas horas, para servidores públicos da ALMT, que também será transmitida on-line. O evento contará com a participação de dois profissionais que abordarão o tema do transtorno do espectro autista. A palestra será gravada, editada e disponibilizada na plataforma plenamentemt com acesso por um período de um ano. Além disso, os participantes receberão materiais como pastas, canetas e blocos de anotações, e será oferecido um coffee break. Cartilha: Criação e disponibilização on-line de uma cartilha sobre sintomas, causas e tratamentos do transtorno do espectro autista. Curadoria Literária: Disponibilização on-line de dois links sobre saúde mental. Oficina: Oficina on-line sobre atividades sensoriais. Campanha Midiática: Desenvolvimento de vídeos e posts para redes sociais abordando o transtorno do espectro autista e suas soluções. Mês 5: Transtornos Alimentares Palestra: Realização de uma palestra presencial, com duração mínima de duas horas, para servidores públicos da ALMT, que também será transmitida on-line. O evento contará com a participação de dois profissionais que abordarão o tema dos transtornos alimentares. A palestra será gravada, editada e disponibilizada na plataforma plenamentemt com acesso por um período de um ano. Além disso, os participantes receberão materiais como pastas, canetas e blocos de anotações, e será oferecido um coffee break. Cartilha: Criação e disponibilização on-line de uma cartilha sobre sintomas, causas e tratamentos dos transtornos alimentares. Curadoria Literária: Disponibilização on-line de dois links sobre saúde mental. Oficina: Oficina on-line sobre nutrição e alimentação saudável. Campanha Midiática: Desenvolvimento de vídeos e posts para redes sociais abordando os transtornos alimentares. Mês 6: Transtorno de Dependência Química e Alcoolismo Palestra: Realização de uma palestra presencial, com duração mínima de duas horas, para servidores públicos da ALMT, que também será transmitida on-line. O evento contará com a participação de dois profissionais que abordarão o tema do transtorno da dependência química e alcoolismo. A palestra será gravada, editada e disponibilizada na plataforma plenamentemt com acesso por um período de um ano. Além disso, os participantes receberão materiais como pastas, canetas e blocos de anotações, e será oferecido um coffee break. Cartilha: Criação e disponibilização on-line de uma cartilha sobre sintomas, causas e tratamentos sobre dependência química e alcoolismo. Curadoria Literária: Disponibilização on-line de dois links sobre saúde mental. Oficina: Oficina on-line sobre Mindfulness. Campanha Midiática: Desenvolvimento de vídeos e posts para redes sociais abordando dependência química e alcoolismo. Mês 7: Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) Palestra: Realização de uma palestra presencial, com duração mínima de duas horas, para servidores públicos da ALMT, que também será transmitida on-line. O evento contará com a participação de dois profissionais que abordarão o tema do transtorno obsessivo-compulsivo. A palestra será gravada, editada e disponibilizada na plataforma plenamentemt com acesso por um período de um ano. Além disso, os participantes receberão materiais como pastas, canetas e blocos de anotações, e será oferecido um coffee break. Cartilha: Criação e disponibilização on-line de uma cartilha sobre sintomas, causas e tratamentos sobre o transtorno obsessivo-compulsivo. Curadoria Literária: Disponibilização on-line de dois links sobre saúde mental. Oficina: Oficina on-line sobre Mindfulness Campanha Midiática: Desenvolvimento de vídeos e posts para redes sociais abordando o transtorno obsessivo-compulsivo. Mês 8: Síndrome de Burnout Palestra: Realização de uma palestra presencial, com duração mínima de duas horas, para servidores públicos da ALMT, que também será transmitida on-line. O evento contará com a participação de dois profissionais que abordarão o tema da Síndrome de Burnout. A palestra será gravada, editada e disponibilizada na plataforma plenamentemt com acesso por um período de um ano. Além disso, os participantes receberão materiais como pastas, canetas e blocos de anotações, e será oferecido um coffee break. Cartilha: Criação e disponibilização on-line de uma cartilha sobre sintomas, causas e tratamentos sobre a síndrome de Burnout. Curadoria Literária: Disponibilização on-line de dois links sobre saúde mental. Oficina: Oficina on-line sobrec meditação guiada. Campanha Midiática: Desenvolvimento de vídeos e posts para redes sociais abordando a síndrome de Burnout. Mês 9: Prevenção de Suicídio Palestra: R Realização de uma palestra presencial, com duração mínima de duas horas, para servidores públicos da ALMT, que também será transmitida on-line. O evento contará com a participação de dois profissionais que abordarão o tema de prevenção de suicídio. A palestra será gravada, editada e disponibilizada na plataforma plenamentemt com acesso por um período de um ano. Além disso, os participantes receberão materiais como pastas, canetas e blocos de anotações, e será oferecido um coffee break. Cartilha: Criação e disponibilização on-line de uma cartilha sobre sintomas, causas e tratamentos sobre prevenção do suicídio. Curadoria Literária: Disponibilização on-line de dois links sobre saúde mental. Oficina: Oficina on-line sobre primeiros socorros psicológicos. Campanha Midiática: Desenvolvimento de vídeos e posts para redes sociais abordando prevenção do suicídio. Mês 10: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) Palestra: Realização de uma palestra presencial, com duração mínima de duas horas, para servidores públicos da ALMT, que também será transmitida on-line. O evento contará com a participação de dois profissionais que abordarão o tema do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). A palestra será gravada, editada e disponibilizada na plataforma plenamentemt com acesso por um período de um ano. Além disso, os participantes receberão materiais como pastas, canetas e blocos de anotações, e será oferecido um coffee break. Cartilha: Criação e disponibilização on-line de uma cartilha sobre sintomas, causas e tratamentos sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Curadoria Literária: Disponibilização on-line de dois links sobre saúde mental. Oficina: Oficina on-line de atividades físicas para ajudar no manejo do humor e da energia. Campanha Midiática: Desenvolvimento de vídeos e posts para redes sociais abordando o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. A proposta apresentada tem como metas: Aumentar o nível de conhecimento sobre saúde mental entre os participantes; Incentivar práticas de bem-estar mental na vida cotidiana dos participantes; Diminuir o estigma associado a questões de saúde mental entre os participantes; Capacitar os servidores para identificar e lidar com problemas de saúde mental e, finalmente, envolver os servidores da ALMT na promoção da saúde mental. Tem ainda, como objetivos específicos: 1. Educar e Informar: Oferecer informações precisas e acessíveis sobre cada transtorno mental abordado mensalmente, através de materiais educativos e campanhas de conscientização. 2. Desenvolver Habilidades Práticas: Ensinar técnicas de enfrentamento e estratégias de resiliência para ajudar os participantes a gerenciarem sua saúde mental de forma eficaz. 3. Reduzir o Estigma: Criar uma cultura de compreensão e aceitação em relação aos transtornos mentais, promovendo discussões abertas 4. Promover Ambientes de Trabalho Saudáveis: Implementar práticas de gestão e suporte que incentivem um ambiente de trabalho acolhedor e psicologicamente seguro. Na proposta apresentada destaca-se a informação que o referido projeto foi idealizado pelo Instituto de Interação Social, portanto se trata de um programa singular, sendo o único instituto com esse trabalho em andamento, e que tem em sua coordenação profissional da área médica, cuja atuação é de notório saber na sua especialidade, a Dra. Olicelia Ataides da Silva Poncioni, renomada por seu conhecimento na área de saúde mental, profissional com a qual o Instituto de Interação Social detém contrato de exclusividade. Ela é formada pela UFMT em 1994 em Medicina Humana. Especialista em Psiquiatria pela AMB- Associação Médica Brasileira e ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria. Preceptora da Residência Médica de Psiquiatria do CIAPS (Adauto Botelho). Preceptora de Medicina da Universidade de Cuiabá. Sua trajetória notável, com diversas publicações científicas e participações em conferências nacionais, garante a excelência da equipe e justifica a escolha por uma solução personalizada e especializada, renomada por seu conhecimento na área de saúde mental. Ela possui uma trajetória notável, com diversas publicações científicas e participações em conferências nacionais, além de ser idealizadora do Programa EducadaMente e autora do livro "No Labirinto da Mente: Desvendando Transtornos Mentais". Outrossim, a mencionada associação já desenvolveu o planejamento, o projeto, o diagnóstico operacional, o plano de trabalho e o cronograma de execução, o que tornaria inviável a competição e o chamamento público para o objeto em análise, dado a todo esse trabalho apresentado. A proposta apresentada é de grande relevância para a divulgação, prevenção e esclarecimento quanto aos possíveis tratamentos dos transtornos que podem afetar a saúde mental das pessoas, inclusive com reflexos importantes na qualidade do trabalho e bem-estar dos servidores e colaboradores que atuam na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Ações relacionadas à prevenção e intervenção precoce em agravos de saúde mental devem ser inseridas na concepção dos gestores públicos atuais, que precisam incorporar a ideia definida na Carta de Ottawa de 1986 (Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde) de que é necessária a capacitação das pessoas para modificarem os determinantes da saúde em benefício da própria qualidade de vida (bem-estar físico, mental e social), o que requer sair do foco da doença para o da saúde, com a construção de ações em rede e a participação efetiva de vários atores: a Administração, o gestor e os próprios servidores públicos. A partir da inserção da saúde e bem-estar como Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.º 3 na Agenda 2030 da ONU, o tema tem ganhado relevância nos debates públicos, com novas iniciativas que almejam desmistificar o assunto e democratizar a pauta para todos os níveis. Apesar de algumas políticas em âmbito nacional ganharem relevância, verifica- se que cada ente/órgão público acaba por desenhar e implementar diretrizes e políticas de saúde mental de forma descentralizada. A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) tem aprovado leis e projetos relacionados à saúde mental, como a Lei Ordinária 11.867/2022 e outros projetos que visam proteger a saúde mental em diversos contextos. A ALMT também criou uma Câmara Setorial Temática para discutir a efetivação da política de saúde mental no estado, demonstrando o compromisso com a saúde mental da população. Com a atualização da NR-01, que integra a saúde mental ao Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), torna-se imperativo para as organizações públicas adotarem uma abordagem proativa na preservação do bem-estar psicológico de seus servidores. A partir de 2025, esta obrigatoriedade se estenderá também ao setor público, exigindo a implementação de medidas concretas para prevenir o adoecimento mental. Diante destas perspectivas, nota-se que a saúde mental carece, de fato, ser tratada como tema prioritário dentro de órgãos públicos, sendo a prevenção primária a melhor ferramenta para evitar o agravamento de casos, que possam culminar em afastamentos ou até em desfechos mais trágicos. Para além disso, enxergar a saúde mental de forma aberta, clara e natural no ambiente de trabalho é a parte inicial para derrubar os estigmas que permeiam o assunto e para possibilitar que os pares possam pedir ajuda, sem medos ou preconceitos. Nesse contexto, a criação de um programa de saúde mental para servidores públicos da ALMT é essencial. Ao abordar proativamente os desafios da saúde mental, podemos melhorar o bem-estar individual, a eficiência institucional e a coesão social, resultando em comunidades mais fortes e resilientes. Portanto, a contratação direta do Instituto de Interação Social por inexigibilidade de licitação se justifica pela exclusividade do programa "Plenamente" e pela qualificação excepcional de sua coordenação, oferecendo uma solução singular e de alta qualidade para a promoção da saúde mental. Em relação a razoabilidade do valor da parceria proposta decorrente da inexigibilidade de chamamento público, esta poderá ser aferida por comparação dos preços praticados pela administração pública, pelo que é possível demonstrar a adequação dos preços praticados e a vantagem da parceria quanto aos preços propostos, através dos orçamentos juntados aos autos. Desta forma, os valores constantes dos orçamentos juntados demonstram de pronto a razoabilidade do preço. Note-se que o evento será realizado nas dependências da ALMT, por meio de palestras presenciais, mas seu conteúdo será disponibilizado também em plataforma digital (plenamentemt.com.br) com acesso para comunidade mato-grossense em geral, com inúmeras ações, razão pela qual justifica-se o valor. No que tange ao Plano de Trabalho, verifica-se que atende à todas as exigências e requisitos estabelecidos pela legislação vigente, estando em conformidade para a execução do objeto, bem como apresentação do cronograma do Projeto. Considerando o atendimento das condições estabelecidas nos normativos supramencionados, a presente manifestação técnica é favorável a Inexigibilidade da realização de Chamamento Público considerando o explanado em linhas pretéritas, que no presente caso se harmoniza com a hipótese de inexigibilidade de Chamamento Público previsto no art. 31 da Lei 13.019/2014 e art. 10, § 4º do Decreto 14.494/2016, em razão da inviabilidade de competição entre as Organizações da Sociedade Civil, bem como tendo em vista a configuração da oportunidade e conveniência da administração em estabelecer a parceria.É o parecer. Cuiabá/MT, 07 de janeiro de 2025. Jacqueline Cândido de Souza Assessor Jurídico de Gabinete – Mat. 46.366 |
Edições | (1745) 24 de Janeiro de 2025 |
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